sábado, 17 de abril de 2021

A historia do jeans



A história do jeans remonta aos idos de 1792 e teve origem na França na Cidade de Nimes, motivo pelo qual o tecido passou a ser conhecido como Tecido de Nimes, passando a forma abreviada "Denim".

Inicialmente, tratava-se de um tecido robusto e durável sendo utilizado predominantemente por trabalhadores do campo e marinheiros italianos do Porto de Genova, exatamente em decorrência da resistência da peça.

O Denim original era uma peça mais sofisticada, constituída a partir de seda e lã animal e por ter um valor mais em conta aproximava o homem comum dos nobres em seu status quo em decorrência da proximidade na vestimenta. Na França ele foi desenvolvido e comercializado durante a Revolução Francesa.

No próximo século, especificamente no ano de 1853 chegou aos Estados Unidos pelas mãos de um judeu alemão de nome Levi Strauss, que migrou da Alemanha para os Estados Unidos, Nova York, no ano de 1851. Levi começou a vender lonas para os mineradores durante a corrida pelo Ouro na Califórnia, Estados unidos, e, percebendo que as vestimentas dos mineradores eram inadequadas, levou um deles a um alfaiate que, utilizando o Denim, confeccionou roupas para estes trabalhadores. 

Jacob Davis, por sua vez, um alfaiate do Estado Americano de Nevada, chegou a São Francisco para vender roupas para estes mineradores e viu no Denim de Levi Strauss uma grande possibilidade de expansão na utilização do tecido, tanto que sob a patente 139.121 no ano de 1873 inauguraram o jeans nos Estados Unidos com introdução posteriormente de botões e zippers nas peças.

Na década de 30 o jeans ganhou uma popularidade mundial nos filmes de cawboys nos Estados Unidos, sendo que após a 2a Guerra Mundial o tecido tornou-se ainda mais popular pois era utilizado nas fardas do exército americano.

A cor inicial do tecido era marrom, passando ao azul (índigo) em decorrência de uma estratégia de venda para torná-lo mais atraente.

Em 1970 surgiu a calça jeans boca de sino e nos anos 80 e 90 nova formas de lavagem e novos fios deram leveza ao tecido

Explicado, então, porque o jeans é um tecido tão popular. Particularmente, tenho uma parte de meu guarda roupa destinado exclusivamente para estas peças, desde shorts, saias e calças até vestidos e casacos. As marcas variam, tem zoomp, cumplice, bagagem, siberian. Em breve postarei algumas de minhas peças!

Um beijo e bom final de semana!

Algumas personalidades com jeans: Audrey Hepburn, Barack Obama, Princesa Diana e Briget bardor






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário