domingo, 9 de maio de 2021

Kimonos em jeans ( Jeans e outras culturas)

Kimono signfica literalmente "coisa de vestir" e sua origem remonta ao período Heian (794-1192) onde as vestimentas eram confeccionadas com cortes em linha reta e costura em uma peça única.

Os cortes dos tecidos em linhas retas apresentam muitas vantagens, posto que muito adequados para qualquer temperatura, de forma que podiam ser usados para aquecer no inverno e poderiam ser feitos em tecidos leves para serem utilizados nas estações com temperaturas mais elevadas e em regiões mais quentes, consequentemente.

Os kimonos no Japão são considerados peças valiosas, posto que considerados como uma obra de arte, de forma que passaram a ser considerados herança, principalmente na era dos samurais dado a riqueza dos tecidos com que eram confeccionados.

A utilização de jeans nos kimonos deu-se provavelmente em decorrência de um intercâmbio entre as culturas do oriente e do ocidente e na utilização de peças com o jeans o tecido utilizado é mais leve para conferir maior mobilidade à vestimenta.

Segue alguns modelos de kimonos com a utilização de jeans. Fica também muito elegante kimonos em tecidos utilizados com calça jeans 

Ao final seguem fotos de kimonos tradicionais.

Tenho um kimono adquirido na Asia em uma de minhas viagens. Ele é azul com um bordado em mandarim cujo nome significa "felicidade duas vezes" e nas costas foi bordado um pavão que simboliza integridade, glória, visão, nobreza, espiritualdade e imortalidade..














Nenhum comentário:

Postar um comentário